Espaço Ciência Viva

Compartilhe

Missão:

Divulgação e desmistificação da ciência, tornando-a acessível ao senso comum, bem como a melhoria da qualidade do ensino de ciências e da Matemática. Através de experimentos simples, interativos e lúdicos, o Espaço resgata o gosto pela experimentação e descoberta. Parte-se do princípio de que a compreensão da natureza é um anseio do ser humano, tal como as artes e os jogos, e que a ciência é uma atividade criativa acessível a todos. Com isso procuramos tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.

Histórico

Somos o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado em 1982 por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.

Funcionamos desde 1986 num galpão de 1600 m2 cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, localizado na Praça Saens Peña, Tijuca, cidade do Rio de Janeiro (veja aqui como chegar)

Logo na entrada tem uma placa que convida a todos a interagirem com a ciência: "Por favor, mexa em tudo: mas com carinho!”.

Estamos organizados juridicamente como Associação Civil sem fins lucrativos, registrada no Ministério da Fazenda com CNPJ no: 28.021426/0001-40, e no Registro Civil de Pessoas Jurídicas em 04/10/1983. Reconhecido como de Utilidade públicapela lei estadual no 560/90 de 1990.  

Fazemos parte da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, a Rede de Popularização da Ciência da América Latina e Caribe (RedPop) e a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).

Saiba um pouco mais sobre a história do Espaço Ciência Viva assistindo este vídeo.

 


Diretoria 2012-2016
Presidente: Robson Coutinho Silva
Vice-Presidente: Eleonora Kurtenbach
Secretário Geral: Sonia Simões Camanho


Endereço
Av. Heitor Beltrão, no 321 - Esquina de Rua Pareto
Praça Saens Pena - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20550-000

Telefone/Fax: (021) 2204-0599
Internet: www.cienciaviva.org.br    e-mail: museu@cienciaviva.org.br