Atividades Permanentes do Museu

Compartilhe

Visitas agendadas
Programe a visita de sua escola ou grupo
Para grupos ou escolas, de 2a a 6a feira.

Horário de atendimento:
Agende sua escola pelo telefone (21) 2204-0599, das 9:00 hs às 14:00 hs.

Horário das visitas:
Manhã - 09:30 hs às 11:30 hs
Tarde - 14:00 hs às 16:00 hs

Você também pode agendar a sua visita nos últimos sábados de cada mês.


A divulgação científica do cotidiano da população: integração universidade – museu – sociedade

O Espaço Ciência Viva realiza eventos gratuitos que facilitam o acesso ao conhecimento científico em diversos assuntos.  Destacam-se:

Sábados da Ciência – Atividades temáticas realizadas no último sábado de cada mês e sem necessidade de inscrição prévia. Nestas ocasiões o público é estimulado a participar e discutir fora do ambiente escolar clássico questões como à “Qualidade da água”, “Energias Renováveis”; “Dengue”, “Eclipses” entre outros temas que ganham uma abordagem mais atraente e dispõem de módulos interativos, oficinas experimentais, palestras, debates, exibição de vídeos e jogos lúdicos.

Observação do Céu -  Atividade organizada pelo grupo de Astronomia e realizada toda quarta-feira a partir das 19h. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.

Noites da Ciência – Atendimentos noturnos quinzenais às quartas-feiras, que conta com os 50 módulos interativos da exposição permanente do museu e as dinâmicas do Grupo de Astronomia que realizam Observação do Céu com telescópios, fazem bate-papos sobre astronáutica e os mistérios do universo, entre outras atividades.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T) acontecem dois eventos especiais que tratam sobre a temática desta programação nacional de forma leve e descontraída para todas as pessoas, a saber:

Museu de Portas Abertas – Possui a mesma dinâmica das “Noites da Ciência” com atendimento noturno especial a escolas públicas.

Sábado da Ciência na Praça – Nesta oportunidade o Espaço Ciência Viva leva uma grande exposição interativa e suas oficinas para a uma praça pública do município carioca, permitindo assim, o debate dos assuntos propostos pela agenda da Semana Nacional.

Todas essas atividades de divulgação científica são voltadas aos públicos escolares, do ensino fundamental e médio noturno e cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e à comunidade em geral.  

A escolha dos temas e suas respectivas programações são discutidas em reuniões com os grupos de interesse formado pelos mediadores (alunos de graduação e pós-graduação de diferentes universidades e professores de todos os níveis escolares) e educadores-pesquisadores do Espaço Ciência Viva. Este projeto também contempla um laboratório multidisciplinar de Biologia que será instalado na sede do museu.