Sons e Ritmos da Ciência

Compartilhe
Ter, 16/05/2017 - 01:49

A audição pode nos proporcionar diferentes emoções desempenhando um papel muito importante no nosso dia a dia, como a sensação de descanso ao ouvir uma música calma ou de estresse provocado pelo barulho de carros e ônibus em tráfego intenso.

Ao pensar na percepção do som, já se perguntaram como ele é produzido? Quais são os meios para sua propagação? Que características físicas tornam os sons emitidos por instrumentos musicais tão particulares, e que nos permitem distingui-los mesmo de olhos fechados?

 

         A próxima edição do Sábado da Ciência: Sons e Ritmos da Ciência apresentará aos visitantes esses fenômenos, caracterizando-os a partir de suas propriedades. Essas e outras questões serão discutidas ao longo do evento, que acontecerá no dia 27 de Maio, das 14h às 18h. A entrada é gratuita e haverá  várias atividades lúdicas e interativas.


Dentre as diversas oficinas que serão oferecidas, destacamos:

Uma viagem pelas Orelhas. Aqui o visitante terá oportunidade de compreender, como, além de captarem os sons, elas dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. 

sabado_da_ciencia_sons

Telefone com fio. Os visitantes terão a oportunidade de confeccionar seus próprios “telefones” utilizando fios e receptores de diferentes materiais e formatos para interligá-los.  Será divertido falar com o amigo do outro lado!!

Construção de instrumentos com sucatas. Oficina onde instrumentos de percussão e apitos de vários tipos, incluindo a famosa “vovuzela”, serão confeccionados.

Fenômenos ondulatórios. Neste módulo, os visitantes terão contato com vários sistemas com ondulações periódicas, como o pêndulo, o sistema massa-mola, cuba de ondas e cordas vibrantes.

Saiba mais sobre harmônicos, acordes e timbres. Através da “demonstração” dos harmônicos nas cordas do violão, os visitantes poderão entender os fundamentos da formação dos acordes de 3, 4 e 5 sons, que formam a base da harmonia dos sons ocidentais.

 

Venha preparado para se encantar com as diversas experiências de  músicos, que desenvolvem aplicativos e métodos de ensino diferenciados.

 

Atendendo a um convite especial, contaremos com a presença de Pedro Zille Nasser, Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ  e pesquisador do MAST, e Fabio Antonio Vieira Pinto, Doutor em Engenharia Elétrica e Professor da UFRJ com a palestra:Os ruídos e  a perda auditiva precoce às 16h30.

E mais: a Doutora em Música, Adriana Balleste, pesquisadora do  IBICT apresentará o Museu Virtual dos Instrumentos Musicais(http://www.faperj.br/?id=2780.2.8) ainda dará uma palhinha com seu violão.Imperdível!

 

Os mediadores e colaboradores do Espaço Ciência Viva aguardam você, seus amigos e sua família, para juntos fazermos essa incrível viagem pelos “Sons e Ritmos da Ciência”! Até lá!

 

Para maiores informações:

Equipe de Coordenação: Prof. Marcos Farina de Souza (marcos.farina.souza@gmail.com) Eleonora Kurtenbach (kurten@biof.ufrj.br) Larissa Mattos Feijó (larisssamfeijo@gmail.com) Mariana Lima (marianasl.fisica@gmail.com) Wanderson Lomenha (wlomenha@gmail.com) João Pedro Morgado (joao.morgado@hotmail.com) Eduardo de Lima Fonseca (edumonitorbio@gmail.com).

 

Espaço Ciência Viva

 

Evento: SÁBADO DA CIÊNCIA – Sons e Ritmos da Ciência

Data:              27 de Maio de 2017

Horário:         das 14h às 18h

Endereço:      Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Praça Saens Peña, Tijuca

Telefone:        (21) 2204-0599

E-mail:           museu@cienciaviva.org.br

Sites:               www.cienciaviva.org.br

www.facebook.com/museucienciaviva

www.instagram.com/museucienciaviva/

https://twitter.com/ciencia_viva